quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

René Magritte (1898-1967)



René François Ghislain Magritte nasceu em Lessines a 21 de novembro de 1898 e faleceu em Bruxelas a 15 de agosto de 1967 e foi um dos principais artistas surrealistas belgas.
Foi pintor de imagens insólitas, às quais deu um tratamento rigorosamente realista, utilizando processos ilusionistas sempre à procura do contraste entre o tratamento realista dos objectos e a atmosfera irreal dos conjuntos.
As suas obras são metáforas que se apresentam como representações realistas, através da justaposição de objectos comuns e símbolos, tais como o torso feminino, o chapéu cocô, o castelo, a rocha e a janela, entre outros, porém de um modo impossível de ser encontrado na vida real.
Esta obra representa uma situação eterna, cristalizada uma mensagem exposta a todos. A sua expressão está na ausência e na ilusão da comunicação. A conexão da modernidade liquida contrapondo a relação das velhas sociedades ditas lentas, baseada numa responsabilidade mútua, pois apesar do quadro mostrar um homem e uma mulher beijando-se, o beijo, como relação afirmada, é interrompida ou até mesmo evitada pelos sacos na cabeça de cada um.
Esta obra representa um assunto actual na nossa sociedade e, a partir dela, cada um de nós construirá a sua opinião.

Andreia Melfe, 11º CAV.

ÉDOUARD MANET



Édouard Manet (23/01/1832 até 30/04/1883), pintor e artista gráfico francês.
Manet foi, principalmente, um artista impressionista, contudo optou por não utilizar os tons fortes normalmente escolhidos por este estilo. Preferiu os jogos de luz/sombra e restituiu ao nu a sua crueza e a sua verdade; os temas deixaram de ser impessoais ou alegóricos passando a traduzir a vida da época.
A obra que escolhi deste artista foi “ Um Bar em Folies – Bergère”, óleo sobre tela que é considerado a sua última grande obra.
Obra:
Neste quadro, a figura central encontra-se em frente ao espelho (muitos acusaram o pintor de ter ignorado a perspetiva). O quadro possui bastantes pormenores dando pistas sobre o vestuário e os ambientes da época.
Todos os elementos presentes no balcão formam uma evolução piramidal, encontrando-se o cume nas flores que ornam o peito da modelo. Devido ao facto de Manet ter incluído um jarro de laranjas no quadro, de acordo com Larry L. Ligo, o autor retratou a modelo como sendo uma prostituta. Outro detalhe bastante curioso é a visualização de um par de pés de cor verde no canto superior esquerdo do quadro pertencentes a um trapezista que se encontrava a actuar no topo do restaurante. As garrafas de cerveja presentes no quadro podem ser identificadas como cervejas inglesas e não como alemãs, devido a um sentimento negativo vivido em França depois da guerra Franco-Prussiana.
Outro detalhe interessante no quadro é a assinatura do artista que se encontra no rótulo da garrafa vermelha, no canto inferior esquerdo.



Patrícia Santos, 11º CAV

 

UMA ESCULTURA PARA OS TRÊS POVOS




A ideia surgiu após um convite da Junta de Freguesia do Salgueiro para a criação de uma peça tridimensional, para o embelezamento de um largo na freguesia. O tema seria a pastorícia e a turma envolvida, os alunos de Artes do 110 CTAV, orientados pelo núcleo de estágio do grupo 600 - Artes Visuais, agarrou a ideia.



Que fazer?

Ora primeiro, para saber o que se entende por pastorícia, nada melhor que uma visita de estudo à freguesia promotora da actividade. Com a participação da Câmara Municipal e o apoio da Junta de Freguesia. A visita de estudo foi realizada e incluiu entrevistas com pastores, ex-pastores e técnicos ligados ao desenvolvimento rural, começando com a visita a rebanhos no campo, conversas com os pastores. Depois visitámos uma queijaria tradicional, assistimos a uma sessão de tosquia, visitámos o museu da pastorícia e participámos num lanche pastoril oferecido pela Junta de Freguesia.




Acção!



Durante as aulas de Desenho A, analisámos todas as recolhas feitas no campo desenhos e fotografias, depois de alguma análise sintética, começamos a criar os elementos para as composições.

O objectivo era uma exposição de trabalhos de um concurso de ideias, que foi realizado no final do ano létivo anterior, a exposição foi realizada no edifício do antigo casino fundanense, onde foi realizada a escolha do projecto, depois esteve exposta nas freguesias e locais, relacionados com a rota da transumância.

O projecto escolhido foi o do aluno Lúcio Correia, esta peça está no momento em fase de realização e irá ser aplicada no espaço, largo da pastorícia, na nova freguesia dos Três Povos, no decorrer do mês de maio de 2013.